"Modelos de Calçados Femininos" bem legal!!!

Boa noite pessoal, colei uma matéria da "Mais Calçados" que achei bem interessante; Para aquelas que na hora de escolher os diversos modelos de calçados femininos ficam na dúvida sobre o nome, curtam esta matéria, pois vale o tempo empreendido...Valeu!!!



                Tipos de Calçados Femininos

Sandálias

Anabela, Plataforma, Rasteirinhas, Salto Alto, Sandálias para Festa, Salto Baixo, Meia Pata, Chinelo Sandália Papete.
Dependendo da cor, material e tamanho do salto, as sandálias podem ser usadas durante o dia e/ou à noite também.
As com salto bem baixinho são popularmente conhecidas como “Rasteirinhas” e fazem muito sucesso pela facilidade de calçar e pelo preço ser, muitas vezes, menor.
Para as mulheres que preferem salto alto, tem a Plataforma, cujo salto cobre toda a sola do calçado e o Anabela, com saltos sólidos, portanto muito mais confortáveis.
Agora as que estão fazendo muito sucesso são conhecidas como Meia Pata. São lindas, altíssimas e têm uma pequena plataforma na frente, o que as deixam mais confortáveis e fáceis de serem usadas.
As Sandálias para Festa são um arraso! Lindas, brilhosas, saltos obrigatoriamente altos e design de deixar qualquer um de boca aberta.
Os Chinelos são sandálias de uso doméstico, durante os dias quentes, especialmente no verão, ou como acompanhamento do traje de dormir. Pode também compor parte do traje de banhistas, na ida à praia ou na beira da piscina.
A Sandália Papete é uma derivação da tradicional sandália, pois é ideal para os dias quentes por facilitar a transpiração, proporcionando um maior conforto.
A principal característica deste modelo são suas tiras médias em material confortável, podendo ser de nylon, emborrachado, lona entre outros deixando boa parte do pé amostra, sendo estas tiras as responsáveis pela fixação ao solado, porém esta fixação deve-se dar tanto na parte dianteira quanto na trazeira/lateral do calçado, seu solado tem espessura considerável e macia, geralmente anatômica e em materiais injetados ou emborrachados.
A Sandália Papete inicialmente tratava-se de um modelo infantil masculino, mas sofreu modificações ao longo do tempo e caiu no gosto dos adultos, principalmente dos homens, isso por se tratar de um calçado extremamente confortável, acabando por fim de tornar-se um modelo unisex.

Sapatos

Scarpin, Chanel, Mocassim e Mule
Os Scarpins são puro luxo. Totalmente fechados, salto médio ou alto e uma linha que se afina em direção ao bico, agradam quase todos os tipos de mulheres. O nome scarpin vem do diminutivo italiano de “Scarpa (que significa sapato), scarpino”. Podem ser usados com saia, minissaia, terninhos e calças.
O Chanel é um modelo com design bem arrojado e foi criado pela estilista francesa ultra famosa, Coco Chanel. Tem salto confortável e um decote no calcanhar. Esse modelo ficou famoso nos anos 60 por ter o bico em cor mais escura, o que dava a sensação de deixar o pé um pouco menor. É um clássico muito chique que pode ser usado para dar aquele “tchan” em roupas bem modernas.
Os Mules são confortáveis e têm origem marroquina. São abertos atrás e fechados na frente.
Os mocassins têm origem nos índios norte-americanos e fazem sucesso nos pés de mulheres modernas que trabalham o dia inteiro e precisam de calçados bem confortáveis.

Tamancos

Tamancos, Clog e Babuche
Você pode construir um estilo super bacana com os Tamancos - casual e despojado. Há uma diversidade de tamancos que pode ir do tradicional modelo de madeira até aqueles feitos de borracha. Também, existe uma grande variedade de alturas de saltos, materiais, modelos para se adequar a cada gosto. A maior característica do tamanco tradicional é a gápea (parte frontal do calçado) ser aberta. O Tamanco também tem seus subprodutos, os Clogs e Babuches.
Os Clogs com origem holandesa tendem a ser fechados e remetem ao modelo mais tradicional, aquele com bico arredondado e com a gáspea(parte frontal do calçado) fechada, geralmente fixada por taxas. Porém como há muito tempo a rigidez da moda deixou de ser uma verdade há de surgir várias versões para o modelo, como modelos abertos e com bicos mais agudos e alongados. Com todas as possíveis variações podemos ter certeza de pelo menos uma: Os Clogs estão nas alturas, nas tradicionais plataformas, sejam elas inteiras cepa com salto, ou mesmo as tradicionais meias-patas, estes solados deverão ser em sua maioria de madeira, mas podendo ter variações em Poliuretano (PU), que deixam os calçados mais leves, com texturas e pinturas que simulam a madeira.
Os Babuches - Embora muitas consumidoras façam alguma confusão entre os Clogs e os Babuches, vale ressaltar que os Babuches têm sua origem no Marrocos e diferenciam-se dos Clogs principalmente pelas alturas dos solados, uma vez que seus amplos bicos arredondados assemelham-se, mas como dito diferenciam-se pelo solado rasteiro, ou com ligeira elevação tendo o solado geralmente flexível. Os Babuches por terem solados mais baixos e flexíveis e seus cabedais geralmente são confeccionados em tecidos, o que não impede que sejam produzidos em couros, laminados sintéticos e materiais injetados (plásticos, borrachas como, por exemplo, as tradicionais sandálias Crocs) tornam-se mais confortáveis e são ideais para o uso diário, ocasiões totalmente informais e uso doméstico.

Peep Toes

O nome é estranho e não muito comum no nosso dia a dia, mas tem muita gente que já usa (do inglês peep significa “começar a aparecer” e toe significa “dedo”). São aqueles sapatos que deixam pelo menos um dedo de fora. Podem ser de salto alto ou médio e agradam de mocinhas românticas a mulheres poderosas.
Os Peep Toes combinam com tudo também, inclusive com mulheres baixas, pois alongam a silhueta. Quer sair à noite? Combina. De dia ou até para ir ao trabalho? Combina. Só aprenda a adequar o estilo à ocasião, que tudo fica perfeito.

Sapatilhas

As sapatilhas são muito fofas, confortáveis e estão hiper na moda. Têm salto baixinho (quando têm salto) com origem lá no século XVIII, na Europa. Fizeram muito sucesso nos anos 50 quando foram usados por uma famosa atriz de cinema, a Audrey Hepburn (linda!).
De criancinhas a senhoras todas podem usar as sapatilhas em seus mais variados modelos e marcas. Combinam com vestidos, calças, calças capri, saias, shorts e bermudas. Podem ser usadas em qualquer horário (depende do modelo e material).

Botas

Ankle Boots, Over Boots, Botas Ugg e Galochas e Botas Country
Calçados que cobrem parte da perna. Inicialmente usadas para andar a cavalo, as botas ganharam versões variadas desde que ficaram populares a partir do século XVII.
Nos anos 60, ficaram futuristas, lançadas por Courrèges, e nos 70 tinham um ar folclórico. Nos anos 80, ganharam ares punk, dark e fetichista e, nos 90, um de seus looks mais populares foi o de cowboy.
As mulheres costumam demonstrar verdadeira paixão pelas botas, isso porque elas são consideradas calçados versáteis que podem ser usados em diferentes ocasiões. Independente do formato, cor ou acabamento, as botas influenciam de forma decisiva no visual durante os meses mais frios do ano.
As Botas podem compor um look básico para passeios durante o dia ou mesmo um visual mais sofisticado para noite. Esses calçados exibem versatilidade também quanto ao material de confecção, sendo normalmente feitos com couro ou camurça. Alguns modelos adotam o salto alto como elemento de elegância, já outros dispensam esse detalhe para tornar o caminhar mais confortável. Use com saias longas ou curtas, cobrindo ou não o cano, com calças, vestidos e jeans
Ankle Boots: também chamada de botas de cano baixo, esses calçados são originais e perfeitos para compor um figurino de meia estação. Confortáveis, modernas elegantes, as ankle boots são as queridinhas da temporada. Em 2012 novos modelos chegaram às lojas de calçados femininos, inovando a combinação de cores, saltos e acabamento. Quanto ao design, essas botas chegam até a altura do tornozelo e podem apresentar algumas aberturas.
Over Boots: imponentes, autenticas e cheias de estilo. São botas com cano acima do joelho e que são capazes de destacar o glamour das pernas femininas. Os modelos de camurça podem ser usados com o cano dobrado e ganham o título de “fold-over boots”. As botas de cano alto confeccionadas com couro são também irresistíveis e são sempre resgatadas nas temporadas de inverno.
Botas Ugg e Galochas: esses são dois modelos de botas bem alternativos que prometem influenciar no visual das mulheres mais jovens. O Ugg é um calçado com cano médio, confortável e com acabamento em pelinhos que já virou uma febre nos Estados Unidos. Já a galocha é um modelo de bota de plástico que pode ser encontrada em diferentes cores e estampas.
Botas Country: modelo bastante tradicional durante o inverno, caracterizado pelo cano alto que não chega até o joelho. Os modelos apresentam acabamentos com fivelas, franjas, bordados e possuem encaixe perfeito nos pés. São encontradas normalmente nas cores caramelo, preto, branco ou marrom.

Tênis

Considerado um item comum do vestuário contemporâneo o tênis foi idealizado com o propósito inicial de ser utilizado como acessório na prática esportiva. Ao longo dos anos esse tipo de calçado se tornou parte fundamental do eslilo de vida das pessoas. Os principais tipos de tênis são Adventure (Aventureiro), Casual (Basico para o Dia a Dia), Chuteira (Futebol de Campo), Futsal (Futebol de Salão) Jogging (Cooper e academia), Running (Corrida Moderada e Academia), Runnin Performance
(Corrida de Longa Distancia e Academia), Skate (Esporte Radical), Squash e Tennis (Esportes Intensos).

Segue abaixo alguns modelos neste universo enorme que são os calçados femininos...

Peep Toe de salto médio, linda!!!


Bota de Cano Longo, sempre elegante para diversos looks...
 Anabela, Sapatilha Scarpin e uma Sandália de Salto Alto...
 Ankle Boot, Sapato Boneca(Mary Jane de salto alto) e Anabela com solas em TR...



Sandália Coqueiro...
 Outra Peep Toe...Diga-se de passagem este vermelho esta lindo para o Natal!!!


Open Boots...


Este um pouco diferente...Porco Espinho!!!


Aqui alguns modelos de Oxford...com saltos baixos e altos!!!

Acredito, que de alguma forma, tenho ajudado vcs a entenderem os modelos e nomes diversos deste universo dos "Calçados Femininos", muito obrigado. Valeu!!!